Recursos digitais em procedimentos cirúrgicos de manipulação dos tecidos periodontais e perimplantares

As técnicas cirúrgicas plásticas periodontais e perimplantares, associadas aos recursos digitais, têm evoluído muito e podem otimizar consideravelmente o tempo de tratamento. O planejamento dos casos, integrado as reabilitações, garantem a previsibilidade dos resultados. O objetivo desta apresentação é compartilhar o que há de mais recente em técnicas e tecnologias para reabilitações em áreas estéticas, associando abordagens periodontais e perimplantares. Os casos apresentados envolvem pacientes com dentes anteriores superiores com diagnóstico de erupção passiva alterada e presença de alterações periodontais e endônticas que indicavam exodontia. Diante dos quadros clínicos e análise das tomografias, optou-se pela exodontia minimamente invasiva dos elementos indicados, com a colocação de implantes guiados, instalação de pilares definitivos e personalizados de zircônia no momento da cirurgia e provisionalização imediata. Para tratamento da erupção passiva alterada, foi realizado aumento estético de coroa clínica com guia periodontal. Ambos os procedimentos cirúrgicos, instalação dos implantes e aumento estético de coroa clínica, foram realizados em uma única etapa cirúrgica. Nas avaliações pós-operatórias e nos controles subseqüentes, observou-se, clinicamente, a manutenção da estabilidade dos tecidos perimplantares e, por meio de imagens radiográficas e tomográficas, a preservação das cristas ósseas ao redor dos implantes.

Após a apresentação o participante será capaz de...

... compreender a importância do diagnóstico das alterações da posição da margem gengival em casos combinados de aumentos estéticos de coroa clínica e implantes imediatos.
... entender quais são as etapas para planejamento e execução dos casos combinados de aumentos estéticos de coroa clínica e implantes imediatos. 
... compreender quais são as estratégias mais modernas e os recursos digitais disponíveis para otimização do tempo de tratamento em casos cirúrgicos complexos envolvendo o setor anterior.

ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA
ITI International Team for Implantology
ITI Headquarters

Peter Merian-Weg 10
4052 Basiléia, Suíça

ITI Congress Brazil | Foz do lguaçu | 27-29 outubro 2022 | www.iti.org/congressbrazil

By continuing to browse our site you agree to our use of cookies, revised Privacy Policy and Terms of Service.
More information about cookies

I agree